quinta-feira, 6 de março de 2014

Como deixar as unhas fortes e saudáveis ?

Recebi várias mensagens no facebook pedindo para que eu fizesse um post relacionado a unhas saudáveis, unhas fortes, como mante-las, então cá estou eu para "responder" vocês.



As unhas são o espelho do organismo, elas mostram como você está ? Mas como assim ? É também nas unhas que descobrimos se precisamos complementar a nossa alimentação com alguns nutrientes e vitaminas super importantes para o corpo todo.

Nossas unhas são compostas de queratina, que nada mais é que uma proteína que serve para formar várias outras estruturas do nosso corpo. A cada 10 dias as unhas da mão crescem mais ou menos 1mm, 3 vezes mais que as do pé.

As unhas tem que ser fortes e ao mesmo tempo flexíveis ???, precisam ser lisas e brilhantes sem irregularidades na lâmina (onde é passado o esmalte). Qualquer tipo de trauma na matriz ou nas cutículas é sinônimo de unhas crescendo completamente irregulares e tortas.

Unhas fracas, quebradiças, descamadas, manchadas, irregulares, são sintomas de uma má alimentação, de falta de nutrientes. Uma boa alimentação com muitos nutrientes e vitaminas resulta em unhas fortes e saudáveis. Mas não esqueça de consumir nuita água. mais ou menos dois litros por dia, se você não gosta da água pura, tente misturar com sucos, folhinhas de hortelã, coisas que dão sabor a mais na água.

A falta de água afeta tanto nosso corpo como as unhas, ambos ficam ressecados, sem hidratação.

Mas como manter isso ? Tem que ser todo dia ? Quais produtos usar ? O que fazer ? Como fazer ? Perguntas desse tipo recebi pelo face e aqui está a resposta.

Passo a passo diário para unhas lindas

1) Hidrate a cutícula: Deve ter uma rotina diária para isso, hidratar as cutículas no mínimo 2 vezes ao dia.

2) NÃO retire as cutículas: As cutículas são como portas do nosso corpo, se retirarmos elas as portas se abrem para doenças, infecções, bactérias, e isso não é nada bom, nem para nossa saúde nem para a saúde das nossas unhas.

3) Proteja e hidrate as mãos: As mãos também merecem atenção. O contato direto com agentes químicos, produtos de limpeza, pó, entre outros, fazem com que a pele resseque e, consequentemente as unhas também ressecam.
Antes de hidratar as mãos, lave-as muito bem, depois esfolie suavemente, para depois hidratar. Assim intensiva a hidratação é dá mais resultado.

4) Escolha a base certa: Para cada unha uma base, para cada base uma unha. Assim como existe diversos tipos de base para a pele, existem diversos tipos de base para as unhas, afinal ambas tem muita importância no corpo humano.
Lembrem sempre de passar a base antes do esmalte.
Unhas que descamam: Sinal de unha fraca, precisa de uma base fortalecedora.
Unhas que demoram a crescer: Precisam de uma base que estimule o crescimento.
Unhas com linhas verticais: Devido a deficiência de nutrientes, precisam de uma base niveladora.

5) Use removedor de esmalte: Os removedores de esmalte sem acetona não ressecam as unhas, pelo contrário, dão aparência de unhas hidratadas e brilhantes.



Cuidados diários, paciência, dedicação no tratamento e na hidratação de unhas, mãos e cutículas, são um bom caminho para conseguir unhas saudáveis e bonitas.

2 comentários:

  1. Adoooooorei, vou começar a me cuidar pras minhas unhas começarem a se fortalecer, adorei seu blog, está lindo

    ResponderExcluir